Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





 

Lá diz o ditado popular que "o que é bom para o ventre é mau para o dente". O melhor conselho para uma mulher que pensa engravidar é visitar o seu médico dentista para uma consulta de rotina e tratar qualquer problema oral antes de ficar grávida.

Seja qual for a fase da gravidez, o importante para a futura mãe é reforçar os cuidados de higiene oral, certificar-se de que o médico dentista sabe que está grávida e manter as consultas de acompanhamento.

Durante a gravidez, os seus dentes precisam de uma atenção especial. Uma escovagem e uso do fio dentário regulares, fazer uma dieta equilibrada e visitar regularmente o seu dentista irá ajudar a reduzir os problemas dentários que acompanham a gravidez.

Durante a gravidez, há uma série de alterações no organismo da mulher que, associadas a algumas mudanças nos hábitos de vida, podem levar ao aparecimento ou agravamento de problemas dentários como cáries e gengivites (a cor avermelhada e brilhante da gengiva, o sangramento e a inflamação).

As gestantes têm tendência a ingerir pequenas quantidades de alimentos, mas em maior número de vezes durante ao dia. Assim, a higiene oral costuma ficar prejudicada. Observa-se também uma queda do PH salivar, ficando a saliva mais ácida, esta alteração favorece a desmineralização do esmalte dentário e o aparecimento de mais cáries.

Manter os dentes bem limpos, sobretudo junto à linha gengival, vai ajudar a reduzir drasticamente - ou mesmo a prevenir - a gengivite durante a gravidez. Substituir os doces por alimentos mais nutritivos, como o queijo, os frutos ou vegetais frescos, será também melhor para os seus dentes.

Durante a gravidez podem ser realizados vários tratamentos. Quer a patologia seja uma cárie, um abcesso, uma gengivite ou uma periodontite, as terapias serão sempre adaptadas pelo médico dentista às diferentes fases da gravidez.

É aconselhável realizar os tratamentos durante o segundo trimestre (entre 14 e as 28 semanas de gestação). Durante o primeiro e o terceiro  trimestre as consultas dêem ser realizadas apenas quando estritamente necessárias.

Nestas consultas durante a gravidez as futuras mães são instruídas sobre os cuidados de higiene oral que devem dispensar aos bebés desde o nascimento.

As alterações fisiológicas que normalmente ocorrem durante a gravidez, nomeadamente as provocadas por alterações hormonais normalmente regridem após o parto.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:25


1 comentário

Sem imagem de perfil

De maria batista a 25.09.2013 às 14:55

quem me dera poder sorrir assim já lá vai a muito que não consigo mostrar os meus dentes

Comentar post



Pub


Na CARAS desta semana


Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D