Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Bom hálito

21.08.13

A halitose, mais conhecida por mau hálito, pode ser responsável por graves problemas no relacionamento pessoal mas na maioria dos casos tem uma resolução simples. Não é uma doença, mas sim um sinal de que algo não está bem no organismo.

Sendo um tema constrangedor, que leva à repulsa das pessoas, o mau hálito nem sempre é perceptível para quem sofre do distúrbio. Na grande maioria dos casos, o problema tem origem na boca, apesar de também poder resultar de perturbações noutros órgãos como por exemplo o estômago.

Na boca vivem centenas de bactérias cujo sustento pode libertar substâncias que têm mau cheiro. 

Podem ser várias as causas da halitose entre varias destacamos a má conservação dos dentes, a retenção de alimentos entre eles, a inflamação das gengivas ou existência de abcessos. Uma produção reduzida de saliva pode também provocar um odor desagradável. Da mesma forma, a secura provocada por um jejum prolongado, a desidratação, a exposição ao ar condicionado, o stress, o uso de certos medicamentos, a respiração bucal ou um longo período a falar, podem provocar cheiros indesejados. Factores como o consumo excessivo de álcool e infecções, como amigdalites ou sinusites, costumam também ser prejudiciais.

Apesar de o problema ter maioritariamente origem na boca, convém certificarmo-nos de que os orgaos como o estômago, rins e intestinos não apresentam nenhuma alteração.

A diversidade de origens possíveis do mau hálito indica que é fundamental determinar a sua causa, pois o tratamento pode exigir a participação de especialistas de áreas  distintas. Seja como for, as recomendações para manter um bom hálito são: beber muita água, evitar passar muitas horas sem comer, mastigar moderadamente pastilhas sem açúcar e, claro, reforçar a higiene oral (incluindo a escovagem suave da região posterior da língua).

Pode sofrer deste distúrbio e não saber. Para manter um bom hálito o recomendável é mesmo seguir as indicações referidas  e visitar regularmente o Medico Dentista.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:10



Pub


Na CARAS desta semana


Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D